Você não precisa medir a comida, contar calorias nem nutrientes para comer bem!
- Nathalia Duval
- 11 de nov. de 2020
- 2 min de leitura
"Como ter uma alimentação saudável?"
"O que eu faço para comer bem?"
"O que é ter uma boa relação com a comida?"
⠀
Compartilho aqui um texto que, na minha visão, define lindamente o que é esse tal "equilíbrio alimentar" que tanto buscamos.
⠀
A autora usa o termo "comer normalmente", mas cabe substituir por qualquer um dos que citei antes 😉

“Comer normalmente é ser capaz de comer quando você está com fome e continuar comendo até ficar satisfeito.
⠀
É ser capaz de escolher os alimentos que você gosta e comê-los até aproveitá-los suficientemente – e não simplesmente parar porque você acha que deveria.
⠀
Comer normalmente é ser capaz de pensar um pouco para selecionar alimentos mais nutritivos, mas sem ser tão preocupado e restritivo a ponto de não comer os alimentos mais prazerosos.
Comer normalmente é dar permissão a você mesmo para comer às vezes porque você está feliz, triste ou entediado ou apenas porque é tão gostoso.
Comer normalmente é, na maioria das vezes, fazer 3, 4 ou 5 refeições por dia, ou deixar a sua fome guiar quantas vezes vai comer.
⠀
É também deixar de comer algum pedaço de bolo porque você pode comer mais amanhã ou então comer mais agora porque ele é maravilhoso enquanto ainda está quentinho.
Comer normalmente é comer em excesso às vezes e depois se sentir estufado e desconfortável. Também é comer pouco de vez em quando, desejando ter comido mais.
Comer normalmente é confiar que seu corpo conseguirá corrigir os pequenos ‘erros’ da sua alimentação.
⠀
Comer normalmente requer um pouco do seu tempo e atenção, mas também ocupa o lugar de apenas uma área importante, entre tantas, de sua vida.
Resumindo, o ‘comer normalmente’ é flexível. Ele varia em resposta às suas emoções, sua agenda, sua fome e sua proximidade com a comida e seus sentimentos.” 💜
⠀
⠀⠀
-----
⠀
⠀
Tradução do @nutricionista.cezar (uma adaptação da autora Ellyn Satter).
Da época que ainda nos aglomerávamos nos cursos presenciais: novembro de 2017, em POA/RS.
コメント